quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Consulta

Hoje as nossas férias foram interrompidas por algumas horas,tínhamos uma consulta de cirurgia plástica no Hospital Dona Estefânia.
Mas já voltamos....
O xixoquinhas vai ter que ser operado.Mas só quando deixar as fraldas, portanto não vamos sofrer por antecipação.
Hipospadias é o" problemazito"que o Santiago têm!

O que é a hipospadias?

Hipospádia é uma malformação congénita da meato urinário.

No sexo masculino, caracterizada pela abertura em posição anormal, na face ventral do pénis ou mais raramente na bolsa ecostral. Geralmente o prepucio. passa a ter formato de capuz.

Entre 75% e 87% dos casos são da forma distal ou tipo coronal, ou seja meatro urinário mais próximo a extremidade do pénis . Esta forma possui o procedimento de intervenção cirúrgico menos complexo e possui maior possibilidade de êxito na primeira intervenção.Galeno, no século II escreve que este tipo de hipospadias podem se resolver com a circuncisão. O segundo dos tipos (10% dos casos) é o peneano-escrotal assim chamado porque neles a uretra termina ali e não há conduto urinário na porção distal peniana. Os restos uretrais ficam transformados numa banda fibrosa que origina uma incurvação de flexão. São casos de solução difícil que precisam de dois ou três tempos operatórios. Finalmente, o terceiro tipo, é de forma perineal, são graves e neles o pénis apresenta forma amorfa.


Nota importante:1 em cada 300 homens têm hipospádia!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ajuda de berço



Por apenas 15€ pode adquirir o boneco Óo, e assim contribuir para a ajuda de berço!

http://www.ajudadeberco.pt

Há para além de tudo é muito muito giro....

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O xixoquinhas já faz...


...coco sozinho! Pois é, o nosso herói sofria de "prisão de ventre" ou "constipação intestinal".
Os motivos para a causa deste problema podem ser vários, mas focalizamos-nos na sua resolução.
Substituímos o antigo leite por um leite que tem como finalidade ajudar os bebés a evacuarem as suas fezes para além de alimenta-los.
Optamos por usar o NAN transit 1 da Nestle em vez do antigo S26 Gold (aconselhamento médico).


Até agora está a correr tudo bem.


P.S: Há quem não ache graça à comemoração do coco....... eu antes também não achava mas quando se trata do nosso filho é como um sorriso do mesmo para nós.
São só alegrias!

Álbum de família!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Santiago

O nome Santiago deriva do nome correspondente em latim "Jacob", que se alterou primeiro para "Iacó" e depois para "Iago". Ao ser santificado ficou chamado de Sant Iago. O fato explica as conhecidas expressões: rota jacobea, ano jacobeu...

Filho de Zebedeu e Salomé, São Tiago Maior era assim chamado por ser mais velho do que outro apóstolo, chamado São Tiago Menor. São Tiago era também irmão de outro discípulo de Jesus, João Evangelista.

Após a morte de Jesus Cristo, o apóstolo São Tiago escolheu a região da Península Ibérica (província do Império Romano) para pregar o cristianismo, onde ficou por mais ou menos cinco anos. De volta a Palestina foi decapitado por ordem do Rei Judaico Herodes Agripa no ano 42 e teve seus restos jogados fora dos muros da cidade.

Dois dos seus discípulos Atanásio e Teodoro levaram seu corpo de volta à Ibéria pelo mar e numa cidade, Iria Flávia, hoje com outro nome, que fica próxima a desembocadura do rio Ulla, seus restos teriam sido depositados numa tumba de mármore e transportado por terra até um bosque chamado Libradón.



Ali, São Tiago foi enterrado. Somente no ano 813, um pastor chamado Pelayo observou um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma chuva de estrelas caia todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem realizadas escavações no local, encontrando assim, a arca de mármore com os ossos do Santo. No ano 814 o Rei Afonso II, ordena levantar no local uma basílica com uma só nave, que ao longo dos séculos foi ampliada.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a se deslocar para a região a fim de conhecer o sepulcro, originando-se o Caminho de Santiago.


domingo, 24 de agosto de 2008

Dia 24 de Agosto-Dia da infância

A infância é um período no qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente.
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.

Feriados e eventos cíclicos

Olha...as mãos!

Pois é o xixoquinhas fez uma descoberta muito interessante, muito mais interessante que os bonecos pendurado por cima da cama e que o senhor da televisão. O xixoquinhas descobriu as mãos.
Ultimamente tenho reparado que fixa muito o olhar nas mãos ,que as enrosca uma na outra que bate com elas contra a cabeça,que as tenta enfiar desesperadamente n boca e que já agarra os brinquedos com mais força.
Eu tento chamar a sua atenção mexendo nelas, contando os dedinhos,fazendo-lhe cocegas,batendo palminhas.
Ele adora, ri-se todo.

As mãos são desde o nascimento uma ajuda preciosa para o desenvolvimento do bebe.
As mãos mês a mês:
  • 1º mês - As mãos estão quase sempre fechadas, em posição de defesa, mas mesmo a dormir, o recém nascido consegue apertar qualquer coisa que lhe seja colocada na palma da mão - os dedos dos pais são os seus preferidos. Trata-se de um reflexo de preensão que vem desde a gestação, do qual não tem consciência.
  • 2 meses - Começa a abrir as mãos e a explorá-las pelo tacto. Consegue reter objectos na palma das mãos.
  • 3 meses - Fase da descoberta.
  • 4 meses - Colocado de barriga para baixo apoia-se totalmente nas mãos abertas. Nessa posição tenta apanhar aquilo que está um pouco mais longe. Agarra os brinquedos espontaneamente e leva-os à boca. O guizo é o brinquedo típico desta fase, pois gosta de bater com os objectos ou chocalhá-los para ouvir o som que produzem. A queda acidental de um objecto é um acontecimento surpreendente.
  • 5 meses - Endireita o tronco e a cabeça apoiando-se nas mãos. Quer agarrar tudo o que vê.
  • 6 meses - As mãos são uma ajuda preciosa para movimentar-se - aprende a gatinhar. Já aprendeu a coordenar o movimento dos olhos com o das mãos e tem cada vez mais habilidade manual. Agarra os brinquedos facilmente, com um interesse crescente, e consegue passá-los de uma mão para a outra. Para tal, separa o dedo polegar dos demais e coloca a mão em forma de pinça (grossa).
  • 7 meses - Atira os brinquedos ao chão repetidamente, aprendendo assim a perder e a recuperar objectos, bem como as noções de distância, altura, causa e efeito.
  • 8 meses - Rasga papéis com ambas as mãos. Aponta para os objectos e indica aquilo que quer.
  • 9 meses - Pega objectos pequenos com o dedo polegar e o indicador, como uma pinça (fina). Gosta de tocar interruptores, botões - cuidado com as tomadas eléctricas, proteja-as com os tampões próprios.
  • 10 meses - Põe e tira os brinquedos de vários sítios. Aprende a largar voluntariamente o que tem na mão - até agora involuntário.
  • 11 meses - Quando se lhe pede, entrega um objecto nas mãos de outra pessoa. Gosta de comer sozinho, utilizando os dedos. Começa a fazer rabiscos.
  • 12 meses - Com a ajuda das mãos aprende a deslocar-se em pé, agarrado às traves do parque e aos móveis. Acha muito interessante colocar um objecto dentro de outro. Tenta levantar objectos mais pesados e experimenta separar, unir, colocar, tirar e encaixar objectos.
Cada bebe é um bebe! E estas descobertas não tem data exacta para acontecer.
Acontecem!

sábado, 23 de agosto de 2008

O papá e eu!


Ao longo dos tempos o papel dos papás tem sofrido uma alteração muito grande.
Inicialmente a mãe estava em casa, era o numero dois da relação apesar de ser ela a ter o papel mas preponderante na educação dos filhos.
O pai respondia pela lei da família e pelos recursos econ
ómicos. O numero um apesar de por vezes muito ausente .
O século XX transformou e muito o papel do pai num papel mais activo, mais importante. Deu-lhes direitos.


O pai contribui para o crescimento do bebe?!

Claro!

Para isso basta:

Assumir o direito as fraldas;
Ser activo;
Não aceitar ser posto de lado;
Treinar;
Não queres ser igual á mãe;
Aproveitar todos os momentos e vive- los intensamente;

E quando eles crescerem:

Estar presente e fazerem sentir que o estão;
Defender os seu direitos;
Dar o exemplo do optimismo;
Escolher as sua guerras;
Não ter medo de amar;
Amar a mãe;
Concentrar-se nas alegrias.

Poderia desenvolver cada um destes tópicos mas cada um de nós tem as suas histórias os seus momentos, que podemos fazer corresponder a cada um dos itens.

Estas nossas ferias estão a servir para a mãe descansar e o papá e o xixoquinhas terem os seus momento.Para poderem partilhar birras, carinhos, sonos, risos...
Para sentirem que também são um do outro.

Papá contamos contigo!





sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ida à praia...

O título ia ser o que levo quando vou para a praia, mas como quem ainda carrega com as coisas são os meus pais decidi altera-lo.
Mas este post tem como objectivo mostrar aquilo com que os meu pais tem que carregar para alêm de mim.

Os meus calcões, porque as moças do sul são uma atrevidas:





A minha toalha, para me esticar depois da banhoca:




Um chapéu, porque o sol está quente:





O Dino popó,para ir a abrir até à praia:




E também um chapéu de sol, uma tenda, água muita água, um protector factor 50+....

Ufa é cá uma canseira.

Três meses de ti!

Pois é o meu xixoquinhas hoje faz três mesitos.
Parece que foi ontem que o vi chegar no bercinho do hospital, tão pequenito tão frágil e agora já tem 65cm e 6.2oo kg!
Está um brincalhão que de dia para dia nos surpreende com o seu desenvolvimento.Para nós todas as metas alcançadas são vividas intensamente.
O meu menino está um homem feito...


Já se ri para tudo e todos é um simpático (sai á mamã).




Está cada mais mais atento e desperto para o mundo que o rodeia.



Aqui está a controlar a onda.

Obrigada! Filho lindo.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Xixoquinhas o mergulhador!

Quem o quer ver é com os pezinhos de molho.




E o paizinho sempre a fazer as vontades do menino.


http://simpsonizeme.com/

Se fossemos da família Simpson éramos assim:

O xixoquinhas:

A mãe xixoquinhas:

O pai xixoquinhas:

SIMPSONIZEM-SE E DIVIRTAM-SE

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Uma aventura na praia!






Pois é já tinha avisado que íamos de ferias mas ainda não vos tinha contado como estão a ser.
Desde o inicio: a viagem uma aventura. Queremos trazer tudo e o carro quase não chega!Aagora já somos três e um de nós ainda precisa deste mundo e do outro, mas ok ,com algum esforço lá viemos todos e tudo!Acho eu ...




A primeira ida do xixoquinhas á praia foi uma grande surpresa para todos! Ele ADORA! A água está gélida pelo menos para mim que sou uma friorenta de primeira mas ele só quer molhar os pezinhos.Se o levamos para a toalha começa logo aos gritos e a fazer força como se quisesse já ir sozinho para a água... ai quando ele andar isso é que vai ser correr.
Por enquanto ficasse apenas com uma vista previligiada para o mar.

Como vêem fui feito para esta vida...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Férias aqui vamos nós...

As tão merecidas chegaram.
Estão a ver a espreguiçadeira esta alugada para o João e a sombra do chapéu para mim e para o xixoquinhas.
Espero que já estejam cheios de inveja....

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Vacinação!Um luxo!

O titulo pode parecer estranho mas já vão perceber.
No post a baixo fiz referencia as vacinas que o xixoquinhas levou aos dois meses, mas nem todos o podem fazer infelizmente.
As vacinas Prevenar e Rotateq não estão abrangidas no plano nacional de vacinação.Ridículo!
O preço nada irrisório é para a Prevenar 4 doses- 77€ cada e para a Rotateq 3 doses - 64€ cada
Pois é...Quando fomos á pediatra e falamos sobre a vacinação tivemos que ouvir a medica dizer que a Rotateq é uma opção não coloca em risco a vida do bebe mas a Prevenar só um má mãe é que não dá.MEUS DEUSES.Quantas boas mães não o podem fazer.?
Pois é por mais estranho que pareça naquele momento e ao contrario de quase todos os outros na minha minha a minha boca não foi mais rápida que o meu cérebro e eu fiquei calada.Acho que o silencio por vezes é a melhor forma de falar.

Programa nacional de vacinação.

Idade

Vacinas e respectivas doenças

Recém-nascido

BCG (Tuberculose)
VHB – 1.ª dose (Hepatite B)

Aos 2 meses

DTPa – 1.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 1.ª dose (Poliomielite)
VHB – 2.ª dose (Hepatite B)
Hib – 1.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)

Aos 3 meses

MenC - 1ª dose (meningites e septicemias causadas pela bactéria meningococo)

Aos 4 meses

DTPa – 2.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 2.ª dose (Poliomielite)
Hib – 2.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)

Aos 5 meses

MenC - 2ª dose (meningites e septicemias causadas pela bactéria meningococo)

Aos 6 meses

DTPa – 3.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 3.ª dose (Poliomielite)
VHB – 3.ª dose (Hepatite B)
Hib – 3.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)

Aos 15 meses

VASPR – 1.ª dose (Sarampo, Parotidite, Rubéola)
MenC - 3ª dose (meningites e septicemias causadas pela bactéria meningococo)

Aos 18 meses

DTPa – 4.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
Hib – 4.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)

Dos 5 aos 6 anos

DTPa – 5.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 4.ª dose (Poliomielite)
VASPR – 2.ª dose (Sarampo, Parotidite, Rubéola) - Nos nascidos em 1993, esta dose da VASPR deverá ser tomada aos 13 anos de idade

Dos 10 aos 13 anos

Td – 1.ª dose (Tétano, Difteria – dose reduzida)
VHB – 3.ª dose (Hepatite B) - aplicável aos nascidos antes de 1999 e ainda não vacinadas

Aos 13 anos

Vacina do VPH - Vacina contra o vírus do Papiloma Humano

De 10 em 10
anos

Td – doses seguintes (Tétano, Difteria – dose (toda a vida) reduzida)



Já passaram dois meses

O tempo voa e o xixoquinhas já tem dois meses e 20 dias!
São tantas as diferenças que lhe noto, para alem de estar cada vez mais pesado e grande( já veste roupa de 5/6meses) está mais esperto, mais atento, mais fofo e também um pouco mais manhoso.

Aos dois meses:

.cada vez dorme menos de dia,e as noites já vão sendo um bocadinho melhores;
.é atraído pelo som principalmente da minha voz e da voz do João;
.vira a cabeça e segue-nos com o olhar;
.leva tudo á boca (brinquedos, mãos...);
.já se aconchega a nós quando lhe pegamos, adora o colinho,o mimo, a tenção(que nunca é demais);
.já sorri imenso principalmente quando nós sorrimos e fazemos macacada;
.quando está de bruços levanta a cabeça e faz um grunhido como se estivesse a fazer imensa força( e até está);
.blá blá blá já quer começar a palrar;
.adora conversa, musica,TV(e o pai diz que ele já pediu a play station3 mas eu acho que é uma boa desculpa para ele a comprar).

sábado, 9 de agosto de 2008

Uma prenda especial...

Não podia deixar de partilhar convosco a 1ª prenda do meu filho no meu aniversário.
E não podia deixar de agradecer ao pai a ideia fofa que eu tanto amei.
Obrigada! Amo-vos muito.

9 de Agosto

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Eventos mitológicos

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O que estamos a ouvir!'

Israel Kamakawiwo'ole é natural do Hawaii e infelizmente já não se encontra entre nós, devido a problemas de saúde relacionados com a sua obesidade, mas deixou-nos este medley das músicas Somewhere over the rainbow e What a wonderful word que na minha opinião transmite uma calma e um amor imenso.

ESPERAMOS QUE GOSTEM.

Choro... já sei...




Há seis maneiras de os bebés chorarem. Esta é a teoria de Berry Brazelton, que especificou cada um destes choros para que os pais possam descobrir o que os filhos querem dizer.Por outras palavras...

"Estou com fome": quando o bebé tem fome geme como se estivesse a fazer um apelo. Deixa de chorar quando se pega nele, adivinhando que logo a seguir vai ser alimentado.

"Estou cansado": quando o bebé se sente sobrecarregado pelo ambiente manifesta-se com um choro queixoso, que surge em explosões, enquanto tenta perceber o seu estado emocional. Há bebés que intercalam com tentativas de chupar no dedo ou mexer o braço.

"Quero atenção": é um choro que apela pela presença de alguém.

"Estou com dores": trata-se mais de um grito agudo, seguido de um pequeno intervalo, para poder respirar. Os gritos também podem ser angustiados. Mesmo que se pegue no bebé ao colo ele não pára de choramingar.Este é de todos o que nos assusta mais.

"Estou desconfortável": o choro é mais suave do que o choro de dor e termina quando é pegado ao colo. Pode sentir necessidade de arrotar ou precisar de algum consolo.

"Estou agitado e não sei o que fazer": normalmente acontece ao fim do dia para obrigar o bebé a libertar energia ou alguma irritação que sente. Há quem lhe chame "choro manhoso". Começa com um choro como quem se lastima, que requer atenção e depois passa ao timbre do choro de dor.

Como viram eles já trazem manual de instrução.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Os dentes!!!!!!!!

Bem sei que ainda é muito cedo para os primeiros dentinhos,normalmente só lá para os 6 meses é que as gengivas começam a latejar mas o xixoco anda doido.
Tudo serve para coçar as gengivas que ao que me parece já lhe provocam algum incomodo.

As suas mão

As da mamã

Os brinquedos


E tudo o que consegue apanhar.



Quando eles costumam aparecer

6 meses incisivos centrais inferiores
7 meses incisivos laterais inferiores
7 meses e meio incisivos centrais superiores
9 meses incisivos laterais superiores
12 meses primeiros molares inferiores
1 ano e 2 meses primeiros molares superiores
1 ano e 4 meses caninos inferiores
1 ano e meio caninos superiores
1 ano e 8 meses segundos molares inferiores
2 anos segundos molares superiores




quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Paulo Cruz e Miguel espero que tenham um dia muito feliz.Parabéns

Antes de ser mãe



Antes de ser mãe tinha calmas conversas ao telefone
não tinha roupas manchadas nem camas desmanchadas.
Antes de ser mãe eu dormia quando queria,fazia o que me apetecia.
Antes de ser mãe não me esquecia de escovar dentes e cabelo.
Antes de ser mãe,ninguém vomitou ou fez xixi em cima de mim
não me beliscou sem nenhum cuidado...
Antes de ser mãe não havia sono,fome ou calor que me fizessem sair da praia mais cedo.
Antes de ser mãe, eu tinha controlo sobre a minha mente, sobre meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos.
Antes de ser mãe eu limpava a minha casa todos os dia, não tropeçava em brinquedos e nem sabia o que era descobrir os dedos.
Antes de ser mãe nunca tinha agarrado num bebe ao colo
Antes de ser mãe nenhuma espécime de sorriso me tinha comovido,nunca tinha aplaudido um arroto ou um coco.
Antes de ser mãe nunca tinha mudado uma fralda ,nunca tinha entregue assim a minha alma.
Antes de ser mãe não sabia o que eram noites mal dormidas nem o que era ter as costas todas doridas...

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo.

E é muito bom

obrigado filho

sábado, 2 de agosto de 2008

Jantar a dois!

Ontem foi a primeira vez que eu o João saímos sem o nosso xixoquinhas!
Foi um jantar a dois tranquilo no Sabor a Brasil com umas caipirinhas fresquinnhas á mistura...è verdade as saudades do nosso filho foram muitas mas também nos faz bem termos o nosso espaço,os nossos momentos...
As conversas variaram entre o sorriso que ele já faz a manhas as birras...resumindo as conversas não variam muitos mas foi giro.

Depois do jantar fomos tentar a sorte no casino, 20€ e um Royal flush para a mesa 4.É VERDADE SAIU-NOS UM PRÉMIO APESAR DE NÃO MUITO GRANDE GANHAMOS ALGUMA COISA.

A primeira coisa que pensamos:comprar uma prenda ao filho.Rumamos ao Vasco da Gama e lá encontramos mais um brinquedo que por enquanto faz tudo menos entrete-lo.



sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Não sou de fazer posts com cunho sensasinalista mas esta história não podia passar em branco pelo menos para mim.E agora para vocês também.

Reece Fleming de apenas 8 anos de idade faleceu vitima de leucemia após ter realizado o seu maior sonho: casar com a sua melhor amiga...o seu grande "pequeno"amor...
Os pais deste menino decidiram realizar todos os seu desejos após os médicos terem desacreditado na sua recuperação.
Assim foi, o casório teve tudo a que um verdadeiro casório tem direito.

Reece o menino britânico fez-me lembrar um escritor que muito admiro:

"Por vezes a minha dor é esmagadora, e embora compreenda que nunca mais nos voltaremos a ver, há uma parte de mim que quer agarrar-se a ti para sempre. Seria mais fácil para mim fazer isso porque amar outra pessoa pode diminuir as recordações que tenho de ti. No entanto, este é o paradoxo: Embora sinta muitíssimo a tua falta, é por tua causa que não temo o futuro. Porque foste capaz de te apaixonar por mim, deste-me esperança, meu querido. Ensinaste-me que é possível seguir em frente com as nossas vidas, por mais terrível que tenha sido a nossa dor. E à tua maneira, fizeste-me acreditar que o verdadeiro amor não pode ser negado" Nicholas Sparks

Esta história apesar de triste e de dolorosa também pode ser considerada uma história de amor...apaixonante...

...também pode imortalizar Reece!