segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Santiago

O nome Santiago deriva do nome correspondente em latim "Jacob", que se alterou primeiro para "Iacó" e depois para "Iago". Ao ser santificado ficou chamado de Sant Iago. O fato explica as conhecidas expressões: rota jacobea, ano jacobeu...

Filho de Zebedeu e Salomé, São Tiago Maior era assim chamado por ser mais velho do que outro apóstolo, chamado São Tiago Menor. São Tiago era também irmão de outro discípulo de Jesus, João Evangelista.

Após a morte de Jesus Cristo, o apóstolo São Tiago escolheu a região da Península Ibérica (província do Império Romano) para pregar o cristianismo, onde ficou por mais ou menos cinco anos. De volta a Palestina foi decapitado por ordem do Rei Judaico Herodes Agripa no ano 42 e teve seus restos jogados fora dos muros da cidade.

Dois dos seus discípulos Atanásio e Teodoro levaram seu corpo de volta à Ibéria pelo mar e numa cidade, Iria Flávia, hoje com outro nome, que fica próxima a desembocadura do rio Ulla, seus restos teriam sido depositados numa tumba de mármore e transportado por terra até um bosque chamado Libradón.



Ali, São Tiago foi enterrado. Somente no ano 813, um pastor chamado Pelayo observou um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma chuva de estrelas caia todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem realizadas escavações no local, encontrando assim, a arca de mármore com os ossos do Santo. No ano 814 o Rei Afonso II, ordena levantar no local uma basílica com uma só nave, que ao longo dos séculos foi ampliada.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a se deslocar para a região a fim de conhecer o sepulcro, originando-se o Caminho de Santiago.


Nenhum comentário: