domingo, 24 de agosto de 2008

Olha...as mãos!

Pois é o xixoquinhas fez uma descoberta muito interessante, muito mais interessante que os bonecos pendurado por cima da cama e que o senhor da televisão. O xixoquinhas descobriu as mãos.
Ultimamente tenho reparado que fixa muito o olhar nas mãos ,que as enrosca uma na outra que bate com elas contra a cabeça,que as tenta enfiar desesperadamente n boca e que já agarra os brinquedos com mais força.
Eu tento chamar a sua atenção mexendo nelas, contando os dedinhos,fazendo-lhe cocegas,batendo palminhas.
Ele adora, ri-se todo.

As mãos são desde o nascimento uma ajuda preciosa para o desenvolvimento do bebe.
As mãos mês a mês:
  • 1º mês - As mãos estão quase sempre fechadas, em posição de defesa, mas mesmo a dormir, o recém nascido consegue apertar qualquer coisa que lhe seja colocada na palma da mão - os dedos dos pais são os seus preferidos. Trata-se de um reflexo de preensão que vem desde a gestação, do qual não tem consciência.
  • 2 meses - Começa a abrir as mãos e a explorá-las pelo tacto. Consegue reter objectos na palma das mãos.
  • 3 meses - Fase da descoberta.
  • 4 meses - Colocado de barriga para baixo apoia-se totalmente nas mãos abertas. Nessa posição tenta apanhar aquilo que está um pouco mais longe. Agarra os brinquedos espontaneamente e leva-os à boca. O guizo é o brinquedo típico desta fase, pois gosta de bater com os objectos ou chocalhá-los para ouvir o som que produzem. A queda acidental de um objecto é um acontecimento surpreendente.
  • 5 meses - Endireita o tronco e a cabeça apoiando-se nas mãos. Quer agarrar tudo o que vê.
  • 6 meses - As mãos são uma ajuda preciosa para movimentar-se - aprende a gatinhar. Já aprendeu a coordenar o movimento dos olhos com o das mãos e tem cada vez mais habilidade manual. Agarra os brinquedos facilmente, com um interesse crescente, e consegue passá-los de uma mão para a outra. Para tal, separa o dedo polegar dos demais e coloca a mão em forma de pinça (grossa).
  • 7 meses - Atira os brinquedos ao chão repetidamente, aprendendo assim a perder e a recuperar objectos, bem como as noções de distância, altura, causa e efeito.
  • 8 meses - Rasga papéis com ambas as mãos. Aponta para os objectos e indica aquilo que quer.
  • 9 meses - Pega objectos pequenos com o dedo polegar e o indicador, como uma pinça (fina). Gosta de tocar interruptores, botões - cuidado com as tomadas eléctricas, proteja-as com os tampões próprios.
  • 10 meses - Põe e tira os brinquedos de vários sítios. Aprende a largar voluntariamente o que tem na mão - até agora involuntário.
  • 11 meses - Quando se lhe pede, entrega um objecto nas mãos de outra pessoa. Gosta de comer sozinho, utilizando os dedos. Começa a fazer rabiscos.
  • 12 meses - Com a ajuda das mãos aprende a deslocar-se em pé, agarrado às traves do parque e aos móveis. Acha muito interessante colocar um objecto dentro de outro. Tenta levantar objectos mais pesados e experimenta separar, unir, colocar, tirar e encaixar objectos.
Cada bebe é um bebe! E estas descobertas não tem data exacta para acontecer.
Acontecem!

Nenhum comentário: